Peças para o próximo leilão

106 Itens encontrados

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  • Persio Pacheco e Silva. A Póda do Cafeeiro. São Paulo: Casa Vanorden, 1911. Livro feito a partir do artigo publicado no Estado de S. Paulo de 4 de outubro de 1910.
  • Alejo Carpentier. Guerra del Tiempo: Tres relatos y una novela (El Camino de Santiago, Viaje a la Semilla, Semejante a la Noche, y El Acoso). México: Compañia General de Ediciones, 1966.  Tiragem de 2000 exemplares. Com dedicatória manuscrita e assinatura autógrafa do autor para o escritor Fernando Ferreira de Loanda: `Para Fernando Ferreira e Loanda en cordial recuerdo de Alejo Carpentier - Mexico - Marzo - 67`. Em prefácio, os editores comentam que Carpentier, até a data da publicação, fora o escritor latino-americano mais difundido internacionalmente, tendo sido traduzido para ao menos dez idiomas no início da década de 1950.
  • Projeto Caixa Populi: Italianos, portugueses, franceses, espanhóis, alemães e oriundos de países árabes. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 1999. Projeto Caixa Populi: Japoneses, judeus, chineses, coreanos, gregos, latino-americanos e europeus ocidentais. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2000.
  • Leon Ferrari. Sem título - da série `Releitura da Bíblia`. São Paulo: Edições Exu, 1988. Envelope com 10 reproduções impressas de colagens feitas pelo artista. Com dedicatória autógrafa assinada do artista.
  • José Lins do Rego. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1934. Com dedicatória assinada do autor.
  • Rio Weekly, 1958. Nº 4 Revista, Diretor responsável Leopoldo Aires. Em bom estado de conservação.
  • Pietro Maria Bardi. Engenharia e Arquitetura na Construção. São Paulo: Edições Banco Sudameris Brasil, 1985. O livro é uma coletânea fotográfica em homenagem aos engenheiros e arquitetos do Brasil, e ilustra com fotografias documentais e arquitetônicas a diversidade de projetos realizados por esses profissionais.
  • John Szakowski. The Photographer’s Eye. New York: The Museum of Modern Art, 1966. O livro é um clássico da fotografia publicado em 1966 pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), e foi baseado em uma exposição de 1964. Szarkowski, que foi curador do MoMA de 1962 a 1991, apresenta uma análise das características fundamentais da fotografia, explorando como os fotógrafos moldam imagens por meio de composição, luz e perspectiva. A obra contém 172 imagens de diversos mestres da fotografia, como Cartier-Bresson, Evans, Steichen e Strand, além de documentos vernaculares e até instantâneos amadores.
  • Dr. Pedro Lessa. Dissertações e Polemicas - Estudos Jurídicos. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Commercio, de Rodrigues & C., 1909. A obra reúne diversos trabalhos jurídicos de Pedro Lessa, jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal. A obra compila artigos anteriormente publicados em revistas especializadas, abordando temas como direito constitucional, civil, tributário, comercial e penal. Pedro Lessa foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 26 de outubro de 1907, por decreto do presidente Afonso Pena, e tomou posse em 20 de novembro do mesmo ano.
  • Arnaut Daniel, Raimbaut d’Aurenga, Augusto de Campos. Mais Provençais. Ilha de Santa Catarina: Editora Noa Noa, 1982. Capa de Pedro Pires. O livro reúne dezoito canções de Arnaut Daniel e duas de Raimbaut d’Aurenga, poetas trovadores da Idade Média que escreveram em língua provençal. A obra foi traduzida, introduzida e anotada por Augusto de Campos, que também contextualiza os autores e suas composições dentro da tradição trovadoresca. Com tiragem limitada a 600 exemplares, o volume apresenta capa de Pedro Pires.
  • Gilberto Freyre, M. Bandeira. Olinda: 2º Guia Prático Histórico e Sentimental da Cidade Brasileira. Recife: 1939. Com ilustrações e uma planta da cidade feitos por Manoel Bandeira, um pintor, aquarelista, desenhista e ilustrador pernambucano, que colaborou com desenhos em periódicos locais e foi funcionário do Arquivo Público Estadual de Pernambuco, do Museu do Estado e do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Da tiragem de 350 exemplares numerados, em papel legítimo `Buetten` cinzento-marrom, este é o 149, assinado e numerado por Freyre e Bandeira. Livro em muito bom estado, com dedicatória autógrafa assinada de Gilberto Freyre. Este guia oferece uma visão detalhada da cidade de Olinda, explorando sua história, cultura, tradições e vida cotidiana. Freyre e Bandeira combinam suas habilidades para criar uma obra que não só serve como um guia turístico, mas também como um tributo sentimental à cidade pernambucana, incentivando os leitores a apreciá-la com olhos de admiração.
  • Antenor Nascentes. Estudos Filologicos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1939. O livro reúne uma série de ensaios dedicados ao estudo da língua portuguesa, com foco em aspectos de fonética, morfologia, etimologia e variações regionais.
  • Rev. Frei Fidelis Maria de Fognano. Relatorio apresentado ao Exmº Sr Presidente da Provincia de Pernambuco Dr Innocencio Marques d’Araujo Góes. Recife: Typ. de F. P. Boulitreau, 1889. Documento administrativo que registra as atividades e observações do autor no contexto da gestão provincial. Frei Fidelis, missionário capuchinho, atuava como diretor da Colônia Orphanológica Isabel, instituição voltada à assistência de menores em situação de vulnerabilidade. O relatório apresenta dados sobre o funcionamento da colônia, suas necessidades, e propostas de melhoria, refletindo a atuação do poder público e da Igreja em áreas sociais no final do Império. Esse tipo de publicação era comum nas províncias brasileiras e fazia parte dos registros oficiais enviados aos presidentes provinciais como prestação de contas anual.
  • Discurso proferido pelo venerando e eminente senador conselheiro José Bonifacio de Andrada Machado e Silva no debate da resposta À Falla do Throno em 10 de abril de 1885. São Paulo: Typographia União, 1885. Documento político que expressa o posicionamento do senador em defesa do gabinete de Rodolfo Dantas e da política abolicionista. José Bonifácio, conhecido como `o Moço` para diferenciá-lo de seu tio-avô, o Patriarca da Independência, utilizou o discurso para justificar a proposta de libertação dos escravizados sexagenários sem indenização aos senhores, condenar a escravidão e defender o uso do Poder Moderador por D. Pedro II. O texto foi publicado em formato de folheto com 31 páginas e um exemplar parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
  • Haroldo de Campos. Ideograma: Lógica, Poesia, Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. A obra reúne ensaios que exploram a escrita ideogramática sob diferentes perspectivas, incluindo estética, lógica e filosofia. O livro examina a influência dos ideogramas chineses na poesia e na linguagem, abordando conceitos de Ernest Fenollosa, Ezra Pound e Serguei Eisenstein. Haroldo de Campos faz uma análise profunda sobre a relação entre imagem e significado, conectando o ideograma à poesia experimental.
  • Palavra Imágica. 1987. Organização: Betty Leirner e Walter Silveira. Catálogo de arte da Palavra Imágica, uma exposição coletiva realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) entre outubro e novembro de 1987, com curadoria de Betty Leirner e Walter Silveira. O evento reuniu artistas ligados à poesia visual, à arte conceitual e à experimentação verbo-imagética, como Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Mira Schendel, Paulo Bruscky, Rubens Gerchman, entre outros. O catálogo da mostra documenta essa intersecção entre palavra e imagem, refletindo práticas artísticas que exploram a linguagem como matéria plástica e crítica.
  • Cenas da Vida Brasileira 1930/1954: 10 pinturas e 100 litografias de João Câmara Filho. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, 1980. Cenas da Vida Brasileira 1930/1954 é uma obra de João Câmara Filho composta por 10 pinturas e 100 litografias que retratam o período getulista da história brasileira. Produzida entre 1974 e 1976, a série foi exposta inicialmente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Museu de Arte de São Paulo. Em 1980, a Prefeitura da Cidade do Recife publicou este catálogo, contendo textos de Frederico Morais e Barbosa Lima Sobrinho, além de traduções para o inglês. A obra foi incorporada ao acervo da Galeria Metropolitana de Arte do Recife em 1981 e celebra o artista, que utiliza elementos históricos como motivo para composições críticas e simbólicas.
  • Rubens Gerchman. Sa?o Paulo: Eucatexpo, 1973. Catálogo de arte da exposição retrospectiva do artista, ocorrida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em outubro de 1973, e no Museu de Arte de São Paulo, em março de 1974. Com dedicatória autógrafa assinada do artista.
  • Flávio Lichtenfels Motta, Marcel Gautherot. Roberto Burle Marx e a nova visão da paisagem. São Paulo: Nobel, 1983. A obra, escrita por Flávio Lichtenfels Motta com fotografias de Marcel Gautherot, traz uma pesquisa sobre os projetos e a filosofia estética do renomado paisagista brasileiro Burle Marx, destacando sua abordagem inovadora que integra arte, ecologia e urbanismo. Livro bilíngue, em português e inglês.
  • Camillo Castello Branco. Scenas da Hora Final, 1878. Porto: Livraria Portuense Editora. Primeira edição, 103 páginas. Traduzido do inglês e prefaciado por Camillo Castello Branco. Em bom estado de conservação, com manchas da ação do tempo.

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