Peças para o próximo leilão

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  • Raul Bopp. Putirum: Poesias e Coisas do Folclore. Rio de Janeiro: Editôra Leitura, 1968. A obra reúne poemas e textos sobre manifestações populares brasileiras. Com dedicatória assinada do autor.
  • Camillo Passalacqua. Discurso pronunciado na Parochial Igreja de Santa Cruz da Cidade de Campinas, por occasião de solemne posse do Rvd. Padre João Baptista Corrêa Nery, como Vigario Collado da mesma Igreja. Campinas: Typographia Livro Azul de A. B. de Castro Mendes & C., 1888. Texto que registra a cerimônia de posse do padre João Baptista Corrêa Nery como vigário colado da igreja local. Camillo Passalacqua foi um padre e educador que influenciou a formação docente no Brasil com ideias pedagógicas conciliando fé e racionalismo.
  • André Breton. L’humour Noir. Paris: GLM, 1937. Livreto criado por ocasião da conferência de Breton na Comédie des Champs-Élysées, durante a Exposição Internacional. O texto apresenta reflexões sobre o conceito de humor negro e inclui uma colagem do autor, além de trechos de autores como Lichtenberg e Sade, e ilustrações de Yves Tanguy. Tiragem de 30 exemplares, sendo este não numerado.
  • Luiz Paulo Baravelli. Escultor na Plantação, 1977. Gravura em metal. Edição: 7/10. 49,8 x 35 cm (papel); 22,2 x 10,5 cm (mancha). Luiz Paulo Baravelli, nascido em 1942 em São Paulo, é um destacado artista brasileiro conhecido por sua pintura, desenho e escultura. Ele foi cofundador da `Escola Brasil:`, um marco na arte contemporânea brasileira, e estudou na FAAP sob a orientação de Wesley Duke Lee. Sua obra abrange desde influências da arte pop até formas experimentais e materiais industrializados, e Baravelli participou de grandes exposições como a Bienal de São Paulo e a de Veneza, consolidando sua importância no cenário artístico nacional e internacional.
  • Gaston Ferdière. Surréalisme et aliénation mentale. Paris, Haia: Mouton & Co., 1968. O texto, que corresponde às páginas 293 a 323, integra o livro Entretiens sur le Surréalisme, organizado por Ferdinand Alquié. O ensaio discute a relação entre o surrealismo e a loucura, abordando o uso da linguagem dos pacientes psiquiátricos como forma de expressão artística e a valorização do inconsciente na criação. Ferdière, médico psiquiatra que tratou Antonin Artaud em Rodez, relaciona sua experiência clínica com o pensamento surrealista, citando artistas como Hans Bellmer e Unica Zürn para ilustrar os vínculos entre sofrimento psíquico e produção estética.
  • Ardai Aladár. A brazil futball-titok nyomában. Budapeste: Népsport, 1965. O livro, publicado como parte da coleção Népsport kiskönyvtár, investiga os fatores que contribuíram para o sucesso do futebol brasileiro, abordando aspectos técnicos, culturais e sociais observados por um jornalista húngaro.
  • I. A. F. Benevides. Cartas Economico-Politicas sobre a Agricultura, e commercio da Bahia, pelo Desembargador João Rodrigues de Brito. Lisboa: Imprensa Nacional, 1821. O texto reúne respostas a um inquérito econômico enviado pelo governo português em 1807, abordando temas como comércio, agricultura, infraestrutura, educação, escravidão, tributação e organização urbana na capitania da Bahia. A obra reflete o pensamento reformista da elite luso-brasileira às vésperas da abertura dos portos e da transição para ideias liberais.
  • Victor Brecheret. Retrospectiva. São Paulo: MAB-FAAP, 1969. Catálogo da exposição retrospectiva realizada entre 29 de setembro e 29 de outubro de 1969, com curadoria de Carlos von Schmidt. Reuniu obras monumentais e peças menores do escultor Victor Brecheret (1894–1955), destacando sua contribuição à arte brasileira. Inclui textos de Maurice Raynal e Carlos von Schmidt, notas biográficas, retrato em preto e branco, reproduções de obras e listagem por tipo de matéria-prima. Edição bilíngue em português e inglês.
  • Sérvulo Esmeraldo: 10 anos. São Paulo: Galeria Skultura, 1986. Catálogo da exposição comemorativa realizada na Galeria Skultura, entre 18 e 29 de novembro de 1986, apresentando esculturas de Sérvulo Esmeraldo em celebração aos dez anos de atividade da galeria.
  • Roberto Piva. 20 Poemas com Brócoli. São Paulo: Massao Ohno, Roswitha Kempf, 1981. Livro de poesia com vinte textos de Roberto Piva, publicado em parceria editorial entre Massao Ohno e Roswitha Kempf.
  • Giuseppe Selvagi. Picasso - Erosmemoria: A arte como guerrilha cultural. São Paulo: Massao Ohno / João Farkas, 1978. Livro de ensaios que propõe uma leitura crítica da obra de Pablo Picasso como forma de resistência cultural.
  • MAM - Panorama/84: Arte sobre papel. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1984. Catálogo de exposição realizada no MAM em 1984.
  • MAM - I Quadrienal de Fotografia. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1985. Catálogo de exposição realizada no MAM em 1985.
  • MAM - Coleção Gilberto Chateaubriand - Retrato e auto-retrato da arte brasileira. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1984. Catálogo de exposição realizada no MAM, de maio a junho de 1984.
  • MAM - Panorama da Arte Atual Brasileira/86 Pintura. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1987. Catálogo de exposição realizada no MAM, de dezembro a janeiro de 1987.
  • MAM - Panorama da Arte Atual Brasileira: Formas Tridimensionais. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1985. Catálogo de exposição realizada no MAM, de novembro a janeiro de 1986.
  • Ignacio José de Macedo. Oração Gratulatoria ao Principe Regente nosso Senhor. `Recitada a 13 de Maio na sala principal do Palacio na presença do Illustrissimo, e Excelentissimo Conde dos Arcos, Do Conselho de S. A. R., Grão Cruz da Ordem de Aviz, Gentil Homem da Camara do Serenissimo Principe da Beira, Marechal de Campo dos Reaes Exercitos, Governador, e Capitão General desta Capitania. Por Ignacio José de Macedo, Presbytero Secular.`. Bahia: 1811.
  • Szabó Pál. Brazília. Budapeste: Szikra, 1956. Rara edição húngara que apresenta uma visão política, histórica e social do Brasil. Com diversas fotografias em preto e branco, o livro aborda desde o período colonial até a economia contemporânea à data de publicação, passando por temas como escravidão, independência, cultura, educação e arquitetura.
  • Francisco García Flores. Exemplar de Principes propuesto en las exequias funerales, que el muy Religioso, y Gravíssimo Convento de N. Seraphico P. S. Francisco de la Regular Observancia de Ciudad de Badajoz hizo por la muerte de la sacra, real, y fidelissima magestad del Sr Don Juan V. Rey de Portugal: por el R. P. Fr. Francisco Garcia Flores, Lector Primario de Sagrada Theologia del expressado Convento: Consagrale a su magestad fidelíssima el señor don Joseph Primero, Rey de Portugal, de los Algarves en África, Señor de Guinea, y de la Conquista, Navegacion, Comercio de Ethiopia, Arabia, Persia, y de la India, &c. Llerena: Imprenta de D. Francisco Rodriguez, 1750. Com autoria do Fr. Francisco García Flores, que atuava como Lector Primario de Sagrada Teología no Convento de Nosso Seráfico Padre São Francisco da Regular Observância, a obra foi publicada na cidade espanhola de Llerena, que durante séculos foi sede dos Mestres da Ordem de Santiago e do Tribunal do Santo Ofício. Trata-se de um texto que registra as exéquias funerárias em homenagem ao rei Dom João V de Portugal, e foi dedicado ao seu sucessor, Dom José I.
  • Pierre Seghers. Menaces de Mort. Paris: La presse a bras, 1948. Tiragem: 100 exemplares. Edição não numerada, fora de comércio, com tiragem de 100 exemplares. Com dedicatória e autógrafo de Seghers no frontispício, seguindo os contornos de seu retrato, uma ilustração por Vicente do Rego Monteiro. Seghers `coloriu` sua gravata com tinta.

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