Peças para o próximo leilão

106 Itens encontrados

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  • Jacques Monory. Derrière le Miroir. Número 244. Paris: Maeght Publisher, 1981. O periódico traz texto de Jean-François Lyotard (Ciels, nébuleuses et galaxies), e 27 gravuras, sendo 7 em cores e 4 em páginas duplas. Jacques Monory (1924 - 2018) foi um pintor e cineasta francês cuja obra, altamente influenciada pela fotografia e pelo cinema, é uma alegoria do mundo contemporâneo com foco na violência da realidade cotidiana. Suas telas evocam uma atmosfera pesada, puxando temas da civilização moderna através das lentes de sua cor monocromática característica, o azul . 38 x 28 cm.
  • José Tatit, Giba Gomes. Quem vê cara. c. 1980. Assinado pelos artistas.
  • Moholy-Nagy: The Photograms - Catalogue Raisonné. Ostfildern: Hatje Cantz, 2009. A obra apresenta pela primeira vez um levantamento completo e cronológico dos cerca de 450 fotogramas conhecidos de László Moholy-Nagy, produzidos entre 1922 e 1943. Organizado por Renate Heyne, Floris M. Neusüss e Hattula Moholy-Nagy, com textos de Herbert Molderings, o volume examina os aspectos artísticos, técnicos e biográficos envolvidos na criação dessas imagens, relacionando-as com outras áreas da produção do artista.
  • Haroldo de Campos. Servidão de Passagem. São Paulo: Edições Noigandres, 1962. Livro de artista, com dedicatória autógrafa assinada do autor. Com dimensões de 22 x 11 cm e páginas não numeradas, a edição inclui também uma tradução do poema de Edwin Morgan. O volume foi produzido com quatro folhas datilografadas dobradas e presas por grampos, refletindo o interesse do autor pela experimentação gráfica e pela relação entre forma visual e conteúdo poético, característica do movimento concretista do qual Haroldo foi um dos fundadores.
  • Ubirajara Ribeiro. Sem título, 1996. Linogravura. Edição: 12/35. 11,5 x 11,5 cm. Assinada e datada no canto inferior direito. Não-emoldurada.
  • John Graz: Retrospectiva. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1974. O catálogo documenta a exposição individual dedicada ao artista suíço-brasileiro John Graz, figura central do movimento modernista e do estilo art déco no Brasil. A publicação inclui um prefácio de Pietro Maria Bardi e apresenta imagens de painéis, vitrais e interiores de diversas residências paulistanas projetadas por Graz, como as de Cunha Bueno, Caio Prato, Celso Figueiredo, Ferrabino, Gama Cerqueira, Mário Borges Figueiredo, Godoy Moreira, Witzig, Geremia Lunardelli e Fonseca, além de pinturas pertencentes a colecionadores particulares. A capa do catálogo reproduz o vitral da residência Celso Figueiredo, construída em 1928 na alameda Santos, São Paulo, posteriormente demolida.
  • Pierre Restany. Sepp Baendereck. França: Le musée de Poche, c. 1975. O catálogo de arte reúne textos do crítico de arte francês Pierre Restany sobre a obra do artista Sepp Baendereck.
  • Roberto Sambonet: Ricerca e strutture `49–`74. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), 1974. O catálogo apresenta uma retrospectiva dos trabalhos realizados por Sambonet entre 1949 e 1974, com textos críticos de Paolo Fossati e uma introdução de Pietro Maria Bardi. O volume legendas em português e italiano, e inclui imagens de projetos gráficos, obras de design e trabalhos artísticos que refletem a atuação de Sambonet no Brasil e na Itália.
  • Schwitters. Pasadena: Pasadena Art Museum, 1962. Catálogo da exposição de Kurt Schwitters ocorrida no Pasadena Art Museum, entre 20 de junho e 17 de julho de 1962, e que seguiu por outras cidades americanas entre 1962 e 1963. A exposição foi organizada em colaboração com o Museu de Arte Moderna de Nova York e foi uma das primeiras mostras dedicadas ao artista Kurt Schwitters nos Estados Unidos. A mostra reuniu cerca de 62 obras importantes de Schwitters, incluindo colagens, pinturas e objetos de sua série Merz, e foi bem recebida, aumentar a visibilidade do trabalho de Schwitters na América do Norte. Catálogo em inglês, impressos em papeis variados, e com reproduções fotográficas de obras em preto e branco, e uma delas em cores colada na página.
  • Rubens Gerchman. Rio de Janeiro, São Paulo: Montesanti Galleria, 1986. Catálogo de Arte de exposição do artista.
  • Huascar Pereira e Edmundo Navarro de Andrade. The Timber Trees of the State of São Paulo. Antuérpia: Laporte & Dosse, 1916. O livro traz descrições e imagens das árvores madeireiras nativas do estado de São Paulo.
  • Ronald Alley. Recent American Art. Londres: Tate Gallery, 1969. O catálogo apresenta uma seleção de obras de artistas norte-americanos adquiridas pela instituição entre as décadas de 1950 e 1960. Produzido em paralelo à exposição An Aspect of American Painting and Sculpture 1948–1968, organizada pelo Museum of Modern Art de Nova York, o livro reúne reproduções e comentários sobre obras da coleção da Tate, destacando nomes como Jackson Pollock, Mark Rothko, Philip Guston e Morris Louis. A publicação reflete e documenta a crescente influência da arte dos Estados Unidos no cenário europeu após a Segunda Guerra Mundial. Foi o primeiro volume da série `Little Book` da Tate dedicado à arte não britânica e marca uma etapa importante na consolidação da arte americana como referência global.
  • Roman Jakobson, Claude Levi-Strauss. Los gatos de Baudelaire. Buenos Aires: Ediciones Signos, 1970. O livro faz parte da coleção Rhesis, da série Biblioteca El Pensamiento Crítico, e apresenta uma análise conjunta dos autores sobre o poema `Les Chats` de Charles Baudelaire, explorando aspectos linguísticos, estruturais e simbólicos da composição. O texto propõe uma leitura que articula teoria poética, semiótica e antropologia estrutural, evidenciando o diálogo entre linguística e literatura.
  • Analyse ao Tratado de Commercio e Navegação de 3 de Julho de 1842 entre Portugal e Gram Bretanha: Negociações sobre a Redução de Direitos em Virtude do artigo 7º; e males que ella devia causar a Portugal se fosse levada a efeito. Lisboa: Typographia de José Baptista Morando, 1844. Artigo no qual são analisados os possíveis prejuízos que implicações econômicas da redução de tarifas poderia causar à economia portuguesa, especialmente no contexto das relações comerciais assimétricas entre os dois países.
  • Takis. Takis: Dix ans de sculpture 1954-1964. Paris, Nova York e Genebra: Galerie Alexandre Iolas, 1964. Catálogo de arte publicado em ocasião da exposição retrospectiva dedicada ao escultor grego Takis (Panayiotis Vassilakis). A publicação reúne textos críticos de Luce Hoctin e Alain Jouffroy, e apresenta reproduções em preto e branco das esculturas feitas pelo artista ao longo de uma década.
  • Victor Vasarely. Basileia: Galerie Handschin, 1965. Catálogo de arte produzido por ocasião de uma exposição dedicada a Victor Vasarely, na Suíça. A publicação apresenta uma seleção de obras do período em que o artista consolidava sua linguagem visual baseada em formas geométricas e efeitos ópticos, característicos da Op Art, movimento do qual é considerado um dos fundadores. O catálogo inclui reproduções das obras exibidas, além de informações sobre a trajetória do artista e sua pesquisa em torno da percepção visual e da abstração geométrica.
  • Marcel Duchamp - 19ª Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Ed. Fundação Bienal de São Paulo, 1987. Catálogo da exposição dedicada a Marcel Duchamp na 19ª Bienal Internacional de São Paulo, realizada entre 2 de outubro e 13 de dezembro de 1987. Com curadoria de Arturo Schwarz e organização da Fundação Bienal de São Paulo, o evento exibiu obras pertencentes à coleção do curador, incluindo peças emblemáticas como readymades e estudos sobre `O Grande Vidro`. A mostra coincidiu com o centenário de nascimento de Duchamp e foi a primeira exposição significativa dedicada ao artista no país.
  • Acervo: Revista do Arquivo Nacional - Fotografia - Volume 6 - Número 01/02. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça, Arquivo Nacional, 1993. Publicada entre janeiro e dezembro de 1993, a revista reuniu artigos que abordam aspectos históricos e técnicos da produção fotográfica no Brasil, com destaque para fotógrafos pioneiros como Francisco Du Bocage, cuja obra foi apresentada ao público brasileiro pela primeira vez nessa edição. A publicação também refletiu sobre o papel da fotografia na documentação urbana e na construção da memória visual do país, especialmente nas cidades de Belém, Recife e São Paulo.
  • José Carlos C. Ferreira (Boi). Preposições. 1979. A obra foi publicada por ocasião da exposição individual do artista, realizada no Espaço Pindorama, em São Paulo. Com tiragem de 1.000 exemplares, o catálogo apresenta textos e imagens que acompanham a mostra, incluindo fotografias de Leila Ferraz e Gabriel Zellmeister. A publicação integra o contexto das artes visuais brasileiras do período e reflete a produção experimental do artista, que atuou como pintor, desenhista e escultor.
  • Alvim Martins Horcades. Descripção de Uma viagem a Canudos. Bahia: Litho-Typographia Tourinho, 1899. A obra Descripção de Uma viagem a Canudos, escrita por Alvim Martins Horcades e publicada em 1899 pela Litho-Typographia Tourinho, na Bahia, é um relato de viagem ao arraial de Canudos durante os acontecimentos que culminaram na Guerra de Canudos. A publicação inclui retrato do autor e gravura com vista do local. Um exemplar faz parte do acervo de José Mindlin. Raro.

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